Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

Carregando...

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Arremesso no Handebol - Por Jonathas Stadler



Recentemente foi trabalhado os fundamentos básicos do handebol com os alunos dos segundos e terceiros anos do ensino médio do Colégio General Osório. Fundamentos como passe, recepção, drible, arremesso e defesa foram primeiramente trabalhados separadamente e posteriormente colocados em situação de jogo. Um momento muito importante e também bonito deste esporte é o arremesso, pois é um momento que, em um curto intervalo de tempo, o atacante pode tentar embair o goleiro em um jogo de corpo que muitas vezes é feito em suspensão no ar. No momento do arremesso as possibilidades de conclusões são imensas, pois o atacante pode    jogar a bola com uma velocidade muito grande, pode também colocar a bola por cobertura, arremessá-la no chão, deixar para arremessar no ultimo momento antes de seus pés tocarem o chão novamente, pode colocar um efeito na bola no qual ela ao tocar o chão muda de direção e, além disso o goleiro pode fazer uma defesa improvável, fato este que gera grande euforia no mesmo. De acordo com Reis (2006) o arremesso:  é um fundamento realizado sempre em direção ao gol. A maioria dos arremessos pode ser denominada “de ombro” e seguem basicamente a mesma descrição de movimento a seguir – a bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente com um movimento de rotação do úmero.
No Handebol há basicamente quatro tipos de arremesso: Com apoio, em suspensão, com queda e com rolamento. 
- Com apoio: Neste arremesso, os pés do atacante/arremessador está em contato direto com o solo;
- Em suspensão: É o arremesso feito no ar, pois no momento do arremesso o atleta não possuem contato com o solo;
- Com queda: Neste tipo de arremesso o atleta realizar a suspensão realiza também uma queda logo após a bola ter saído de sua mão, normalmente isso ocorre dentro da área do adversário devido ao fato do atleta ter  deixado para arremessar no último instante;
- Com rolamento:  Este arremesso é basicamente igual ao arremesso com queda, porém neste caso o atleta executa um rolamento, geralmente de ombro, no momento de contato com o solo. Este movimento de rolamento se faz necessário principalmente quando o arremessador faz um giro do tronco no momento de suspensão. 
Esses arremessos podem ser melhor visualizados no video a seguir. Este video ainda fala do tiro de 7 metros, mas como este se trata de uma penalidade fica para próxima.

É isso aí pessoal.. 
Jonathas Stadler

9 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ghfdhgsafjsgfk sjvhbtjhrgkjsvbgsfhdjhgsjdghbtfjyhestgbryufsdhhdasgrhdgfwjhfkjert

      Excluir
    2. bdhcfbfvh6yvjef7trjfgetfdrvxsrtgxzsetfxtexcrh6secdvy5vbgfryr6svugghdhfuykgbfguhkbfkgdykgdiks???

      Excluir
  2. Bem capaz que no meu trabalho vou copiar tudoooooo isso ai hahaha tao muuuito enganados

    ResponderExcluir
  3. Amei esse texto tirei 40 valendo 40 obrigada

    ResponderExcluir
  4. vlw, me ajudo muito no meu trabalho de educação física.





    ResponderExcluir