Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

História e regras do Handball, por Paloma Merlini

Criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919, o handebol é uma modalidade esportiva que se baseou em outros esportes praticados desde o final do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai.
O esporte inicialmente era praticado na grama em um campo parecido com o de futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área do gol com raio de 13m, o gol com 7,32m de largura por 2,44m de altura, a bola usada é a mesma da versão em quadra e é disputado por duas equipes de onze jogadores cada.
Hoje em dia a maioria dos jogadores praticam apenas o handebol de quadra. Nos Jogos de 1936, disputou-se uma única vez o handebol de campo, com onze jogadores de cada lado. Em 1972, o handball voltou a ser olímpico, já com as regras atuais.
As dimensões atuais da quadra de handball é 40x20m. O jogo é constituído por dois tempos de 30 (trinta) minutos com 10 (dez) minutos de intervalo entre eles, nas últimas olimpíadas ¾ em Atlanta 1996 ¾ foi permitida a utilização do tempo, como no voleibol.
O número de substituições é ilimitado, mas tem de ser feitas no espaço de 4,45m que cada time possui especialmente para isso, elas são feitas também sem a interrupção do jogo e é preciso que um jogador saia completamente da quadra, antes que outro entre em seu lugar, caso ocorra uma substituição incorreta, ela deve ser avisada ao árbitro da partida pela mesa do jogo, que é constituída por um cronometrista e um marcador de gols. E, então, o jogador que cometeu a infração recebe uma punição de dois minutos.
O objetivo básico do jogo de handebol é manobrar o adversário passando a bola hábil e rapidamente entre os jogadores e quando possível arremessá-la ao gol adversário, marcando um ponto caso a bola ultrapasse completamente a linha de gol. É preciso muito jogo de corpo para enganar o adversário e deixar um companheiro livre. Como no futebol e no basquete, é preciso mudar rapidamente de direção, velocidade e usar passes inesperados (às vezes no estilo NBA) para atingir o gol.
As punições no handebol são bastante rígidas e variam desde a advertência com o cartão amarelo até a desclassificação com o vermelho.


Extraído de:
http://www.olimpiadas.etc.br/historia-do-handebol.html



Paloma Merlini

Nenhum comentário:

Postar um comentário