Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sábado, 15 de outubro de 2011

A Arte de Proteger - Por Jonathas Stadler


"Um time vencedor sabe atacar, mas um time campeão sabe se defender"
(Michael Jordan.)

      Desde criança sempre me admirei muito com a arte da defesa. Me deslumbrava com as técnicas de imobilização e ficava impressionado com as táticas de defesa de um território. 
      Partindo desta linha de raciocínio, passei a observar melhor os responsáveis pela defesa em vários esporte. Observeis os zagueiros do futebol que tentam proteger a área do goleiro fazendo tudo que seus corpos lhes permitem para impedir que o adversário chegue perto do lugar ao qual eles são designados a proteger. Os Fullbacks do Rugby são os últimos homens da defesa e os jogadores mais completos do time. Sua visão de jogo deve funcionar como um perfeito decodificador de jogadas, que dará o exato momento de dar o bote destemido no jogador que está atacando, levando-o ao chão. Assistindo a jogos de voleibol, é possível observar um jogador vestindo uma cor diferente da usada pelos demais, mas o que ele tem de diferente não é apenas a cor de sua roupa, pois ele sempre aparece nos espaços vazios, pulando por cima de placas, nos cantos mais improváveis e na maioria das vezes no ultimo decímetro ou no ultimo milésimo de segundo presente entre a bola e o chão. E o que falar dos goleiros? Não apenas do futebol, mas do handebol, do futsal, do polo aquático, enfim, todos aqueles que ficam protegendo suas metas. Esses, não querem saber se a queda vai se dolorida, ou se a bolada vai acertar o seu rosto, ou se na dividida alguém sairá machucado, não querem saber se a bola foi para a esquerda ou para a direita, mas acima de tudo não querem ouvir o som do atrito entre a bola e a rede, querem apenas que a bola não os ultrapasse. 
      É por pensamentos como estes que vi a importância de um time com uma boa defesa. Estes "Artistas da Proteção" aparecem frequentemente quando seus companheiros e torcedores estão com medo e este momentos em que eles aparecem sempre é carregado de energia, de força, de explosão, de desespero, de gana, de vontade, de heroísmo e de emoção. Emoção esta que pode estar ao lado do defensor ou ao lado do adversário, e é aí que o medo da derrota se torna um fato para os seus torcedores, companheiros e para seu coração.
      Ser um jogador de defesa é ser um grande ser humano, mas como todo ser humano, este também está sujeito a falhas. Falhas estas, que dificilmente são perdoadas e muitas vezes não são esquecidas. Mas é possível melhorar sem falhar? Michael Jordan disse: "Errei mais de 9.000 vezes e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encorajado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso." Falhar em seu objetivo faz parte da lapidação de um defensor, para que assim ele passe a defender cada vez melhor.
Uma singela homenagem a todos aqueles que atuam defendendo seus times. 

De: Jonathas Henrique Stadler

Nenhum comentário:

Postar um comentário